sábado, 17 de novembro de 2012

Vampiros emocionais


Segundo o dicionário web a palavra vampiro significa: Entidade imaginária que, segundo a superstição popular, sai das sepulturas para sugar o sangue dos vivos.

E se lhe dissessem que os vampiros, afinal, existem? Não dormem em caixões nem nos sugam as carótidas: pior, sugam-nos vitalidade, deitam-nos abaixo, destroem-nos.

O psicólogo americano Albert Bernstein foi o primeiro a dar-lhes este nome, no livro 'Emotional Vampires: Dealing with People Who Drain You'. Segundo a sua definição, um 'vampiro emocional' é alguém imaturo e narcísico que nos suga a nossa energia vital de várias maneiras: cansa-nos, obriga-nos a prestar atenção, dá cabo da nossa autoestima. Todos nós  já estivemos, de uma maneira ou de outra, em contato com um vampiro. Lembra-se da sua tia que não parava de falar? Da sua amiga que se lamentava das malvadezas do namorado mas depois não queria nem ouvir conselho? Da mãe que nos cobrava incessantemente? Do colega que nos arrasava com comentários negativos? Quem nunca encontrou um vampiro, que atire o primeiro alho...

LIVRO: Vampiros Emocionais: Como Lidar Com Pessoas Que Sugam Você
Autor: BERNSTEIN, ALBERT J.
Editora: CAMPUS
 

O livro ensina a lidar com colegas de trabalho, amigos e parentes que só querem sugar o bem-estar emocional e psicológico das outras pessoas. Trata de seres antissociais, histriônicos, narcisistas, obsessivo-compulsivos e paranoicos, que exibem qualidades tanto charmosas quanto perigosas e que conquistam a fé, a confiança e o afeto das pessoas à sua volta para sugar toda sua energia emocional. Oferecendo meios de compreender a natureza do comportamento e do funcionamento do cérebro destes vampiros, o dr. Albert J. Bernstein descreve minuciosamente uma série de tipos de personalidades e de reações humanas, e enumera o que esperar e com o que tomar cuidado O livro traz conselhos valiosos, perspectiva psicológica e o humor tão necessário a esses relacionamentos humanos mais difíceis e desgastantes.
 
O autor descreve 5 tipos de vampiros emocionais (antissociais, histriônicos, narcisistas, obsessivo-compulsivos e paranóicos) e mostra as qualidades de cada perfil que podem ser boas em um contexto e causar tantos problemas em outro.

Segundo o autor os “vampiros” não são inerentemente maus, mas seu vampirismo vem da falta de maturidade destes seres das trevas. A proposta desta obra é ensina-lo a identificar os “vampiros” e o que fazer quando estiver sob ataque destes seres que veem os demais como meras fontes daquilo que querem ter.

Os vampiros são comparados às crianças de 2 anos de idade e como tal deve-se usar as mesmas estratégias que se usa com crianças: “definir limites, preparar-se para emergências, ser coerente, fazer o mínimo possível de sermões, recompensar o bom comportamento e ignorar o mau e, algumas vezes, deixá-los de castigo”.

À primeira vista eles podem parecer encantadores mas quando percebemos eles já nos deixaram na pior e ainda ficamos nos perguntando se o erro foi nosso.

Os “vampiros” têm um efeito hipnótico. Eles nos atraem e então nos sugam nossa energia emocional. Depois nos deixam para trás exauridos.

Os vampiros são egoístas, agem como se as regras fossem apenas para os demais e como se nunca fossem culpados, são imediatistas e dão “xilique” quando não conseguem o que querem. Insensíveis e insaciáveistiram tudo de você para satisfazerem os seus desejos.
São aproveitadores que sempre tomam mais do que dão. São motivados pelo desejo daquilo que querem.

Os vampiros fictícios não se veem no espelho; os da vida real não se enxergam. Não tem discernimento do que são ou fazem. Os vampiros emocionais provocam fortes reações imediatas, tanto boas quanto másraramente sendo algo intermediário.

Dentre o vampiros antissociais há os aventureiros, os “vendedores de carros usados” e os valentões.

Já os histriônicos dividem-se em exagerados e passivo-agressivos.
 
Os narcisistas podem ser do tipo que “se sente superior a todos os mortais” ou astros.

Os obssessivo-compulsivos podem ser perfeccionistas ou puritanos.

E finalmente os paranóicos são visionários ou ciumentos.

Este livro é de fácil leitura e entendimento e absolutamente necessário para se viver a vida quando se tem que conviver com os “vampiros”.

Deixando de ser um pescoço...


As vítimas podem sentir-se orgulhosas de serem vítimas... Dizem, 'ah a fulana é tão chata', mas no fundo sentem-se úteis e especiais. "Claro. É como aquelas pessoas que têm orgulho em serem más porque é a única coisa em que são boas...."
Quem atacam os vampiros? Afinal, onde há um vampiro, tem de haver um pescoço. Os 'pescoços' típicos são aquelas pessoas que dão conversa e colo, as mães do mundo. Ao princípio sentem-se importantes porque alguém precisa da ajuda delas, e de repente descobrem-se presas, porque a outra pessoa não quer nem ajuda nem amizade, só um par de ouvidos...
Todos nós já fomos vampiros emocionais em algum momento, e todos nós já fomos 'sugados'. Um amigo pode dizer qualquer coisa inconveniente, e tudo bem. Mas quando o faz por sistema, sem respeito pelos meus sentimentos, já não é meu amigo. Portanto, uma coisa é dar uma 'sugadela' e outra é sugar do outro um litro de sangue."

Vampiros de energia – por Vera Caballero, jornalista, orientadora metafísica e professora de bioenergias e proteção psíquica
 
Todos nós os conhecemos, sabemos como são, como se vestem, como agem e seus propósitos: sugar o sangue de suas vítimas, pois só assim sobrevivem. Esses são os vampiros dos filmes, seres errantes de capa preta e grandes dentes, ávidos por sangue, que andam pelas sombras em busca de suas vítimas.
Mas existe um tipo de vampiro que convivemos diariamente - os vampiros de energia. Eles podem ser nosso irmão, marido ou esposa, empregado, amigo, vizinho, gerente do banco, ou seja, qualquer um do nosso convívio. Eles roubam energia vital, comum no universo, mas que eles não conseguem receber.

Mas, afinal, por que estas pessoas sugam nossa energia?

Bem, em primeiro lugar a maioria dos vampiros de energia atua inconscientemente, sugando a energia sem saber o que estão fazendo. Isso acontece porque elas não conseguem absorver as energias das fontes naturais e ficam desequilibradas energeticamente.
Quando essas pessoas bloqueiam o recebimento destas energias naturais (ou vitais), precisam encontrar outras fontes mais próximas, que nada mais são do que as pessoas ao redor. Na verdade, quase todos nós, num momento ou outro da vida, quando nos encontramos em um estado de desequilíbrio, acabamos nos tornando vampiros da energia alheia.

Como identificar e combater essas pessoas?

1. Vampiro cobrador: cobra sempre, de tudo e todos. Quando nos encontramos com ele, já vem cobrando o porquê não lhe telefonamos ou visitamos. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, abrirá as portas. O melhor é usar de sua própria arma, cobrando de volta e perguntando por que ele não liga ou aparece. Deixe-o confuso, sem tempo para retrucar e se retire rapidamente.

2. Vampiro crítico: crítica tudo e todos, e o pior que é só critica negativamente. Vê a vida somente pelo lado sombrio. A maledicência tende a criar na vítima um estado de alma escuro e pesado, que abrirá seu sistema para que a energia seja sugada. Diga 'não' à suas críticas e nunca concorde com ele. A vida não é tão negra assim. O melhor é cair fora e cortar o contato.

3. Vampiro adulador: o famoso puxa-saco. Adula o ego da vítima, cobrindo-a de elogios falsos, tentando seduzi-la. Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia.

4. Vampiro reclamador: reclama de tudo e de todos. Opõe-se a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar. O mais engraçado é que nem sempre dispõe de argumentos sólidos e válidos para justificar seus protestos. A melhor tática é deixá-lo falando sozinho.  

5. Vampiro inquiridor: sua língua é uma metralhadora. Dispara perguntas sobre tudo e não dá tempo para que a vítima responda. Na verdade ele não quer respostas, mas sim desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo de pensamentos. Para sair de suas garras, não se ocupe à procura de respostas. Reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal, contundente e procure se afastar assim que possível. 

6. Vampiro lamentoso: são os lamentadores profissionais, que anos a fio choram suas desgraças. Para sugar a energia da vítima, ataca pelo lado emocional e afetivo. Chora, lamenta-se e faz de tudo para despertar pena. É sempre o coitado, a vítima. Corte suas lamentações dizendo que não gosta de queixas, pois elas não resolvem situação alguma. 

7. Vampiro pegajoso: investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos. Ele suga a energia seduzindo ou provocando náuseas e repulsa. Nos dois casos você estará desestabilizado e vulnerável. Invente uma desculpa e fuja rapidamente. 

8. Vampiro grilo-falante: a porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Pode falar durante horas, e enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia vital. Para livrar-se invente uma desculpa, levante-se e vá embora. 

9. Vampiro hipocondríaco: cada dia aparece com uma doença nova. É desse jeito que chama a atenção dos outros, despertando preocupação e cuidados. Enquanto descreve os pormenores de seus males e conta seus infindáveis sofrimentos, rouba a energia do ouvinte, que depois sente-se péssimo. 

10. Vampiro encrenqueiro: para ele o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa. Quer que a vítima compre sua briga, provocando nela um estado raivoso, irado e agressivo. Esse é um dos métodos mais eficientes para desestabilizar a vítima e roubar-lhe a energia. Não dê campo para a agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro.

Bem, agora que você já conhece como agem os vampiros de energia, livre-se deles o mais rápido possível. Mas, não se esqueça de verificar se você, sem querer é obvio, não faz parte dessa lista... 


Maneiras de se defender de vampiros emocionais:

Antes que alguém se atire à sua jugular, tente as seguintes tácticas:

- Seja observadora. Aprenda a detectar os sinais de um vampiro emocional e não permita que entre na sua vida.
- Se se sentir inexplicavelmente satisfeita por ser tão útil, esteja atenta à falta de reciprocidade: não estará a ser sugada sem lhe darem nada em troca?
- Tire-lhe a máscara: tenha confiança nas suas opiniões e confronte-o com aquilo que pensa, sem agressividade.
- A maioria dos vampiros emocionais tem muita dificuldade em mudar. Se ele ficar furioso e encandeado pela luz do sol, a única solução pode ser afastar-se definitivamente.

60 comentários:

  1. Dr.acredito que meu trabalho ta assim cheio dos podem andar a luz do dia e na minha casa tambem.


    adorei gente
    te mandarei email

    Debora G.Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vida e assim ,tabem achei um monte deses onde trabalho.
      os piores acho que são os sugadores emocionais sempre com ploblemas,
      e chorando pra gente ter do e duro.....


      Arantes C.A
      MG venda nova

      Excluir
  2. Parabéns, Evandra, pela iniciativa. Gostei do blog. Bjos.

    ResponderExcluir
  3. No meu trabalho tambem tem um monte desses vampiros tem um la que é 3 em 1 Vampiro crítico, reclamador e inquiridor e um vedadeiro crireclainquiridor rsrsrs ate parece nome de remedio, parabens pelo seu trabalho doutora,e fica a dica flae sobre fofoqueiros ,a esses não agueto mais abraços fuiiiii...

    ResponderExcluir
  4. eu adoro um pesçoso emocioanl rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ufa, achei que era a unica ;)

      Excluir
    2. Gente quero virar vampira mais como eu faço para me transformar?

      Excluir
    3. Como conversar com uma ou um vampiro quero saber como é ser uma vampira por favor me respondam o mais rápido possível por favor agradeço

      Excluir
  5. Passo por isso. Namorei um vampiro e só percebi isso quando ele terminou comigo. Até hoje ele me procura, se faz de vítima da vida, seus amigos mudam constantemente, seus namoros atuais tb. Embora ja tenha entrado e saído de 3 relacionamentos confusos, não deixa de me procurar, de mandar emails e qdo nao respondo se faz de vítima. Tenho trabalhado isso em terapia, descobri que ele é histrionico. Ainda nao consegui dar um basta nesta história mas enfim acho que estou chegando ao meu limite. Ele me procura qdo precisa, me emociona, e depois some e o ciclo se repete, claro q so faz isso pq me permito , mas espero conseguir deixar, superar. É difícil pq enquanto estivemos juntos, tivemos momentos complicados mas tb muitos momentos e importantes e eu realmente o amei (ou ainda amo). É difícil dizer não, se afastar da pessoa q a gente sente saudade e ama, mas estou aprendendo a me olhar, melhorar minha auto-estima que é muito baixa, tenho conseguido progressos, mas tudo é devagar, eu falo que é um pouco a cada dia. Espero conseguir deixar isso para lá e seguir em frente. Quero voltar a ser feliz mas com alguem q me ame de verdade e que nao queira me sugar. O texto acima diz tudo que um vampiro emocional é. E quem é o "pescoço" sofre muito. Se eu pudesse voltar no tempo mudaria esse caminho? Não sei pq por mais duro q esteja sendo, estou aprendendo a me valorizar, não que seja bom o q estou vivendo, só não sei se nao passasse por isso agora, nao passaria mais a frente. Só que vive esta relação doentia sabe a dor e o sofrimento que traz. Não sei se entenderão minhas palavras, se me julgarão, mas estou sendo sincera e deixando esse depoimento como alerta. Se amem, se cuidem, não permitam serem sugados....a dor é grande e o caminho para superar é longo. Ainda bem que temos bons terapeutas, boa literatura e bons amigos. Tenho fé q sairei dessa mais forte e pronta pra uma relaçao saudavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, mas acredito que o primeiro passo é se sentir bem sozinha. Esta de "voltar a ser feliz com alguém que te ame" é furada. Primeiro encontre a felicidade em você, se encontre! Depois você poderá encontrar um par que te mereça, mas não pela necessidade de ser feliz com alguém. Você irá transbordar ao invés de achar alguém que te complete. Precisar de alguém que te faça feliz me parece um sintoma de vampirismo.

      Excluir
  6. Estou com um vampiro há muitos anos, esta difícil de colocar uma ponto final no relacionamento. Temos um filho que acaba sendo desculpa para continuarmos, mas eu preciso aprender a não ser sugada.

    ResponderExcluir
  7. Estou num relacionamento há 12 anos e tenho dois filhos lindos, estou passando por momentos muito dive uma visão difíceis e em oração tive uma visão horrível de uma entidade enorme com uma capa preta e dentes enormes no quintal da minha casa, agora sei oque isto significa estou sofrendo ataque espiritual e emocional de um vampiro este o meu marido e sua família eles sugam o meu marido e este por fim suga à mim e as crianças, até o cachorro é sugado, quando ele brinca com o cachorro ele fica exausto e corre na tijela de água é inacreditável mais isto esta acontecendo eu reconheci os tipos de vampiro que ele é pegajoso e encrenqueiro, e acabei descobrindo que também sou vampiro o lamentoso, pois me lamento de tudo por estar vivendo uma relação sufocada por alguém que me consome e me controla o tempo todo, tudo oque eu faço, cada passo que dou ele têm que saber, isso é sufocante,aí pra eu me desabafar, fico a me lamentar para a minha mãe e minha irmã isso serve como válvula de escape mais agora sei que estou errada e preciso urgente de ajuda para conduzir esta relação que esta por um fio tenho fé que irei conseguir mais sei que o caminho é árduo ainda mais qdo amamos estas pessoas mais tenho certeza que lendo sobre o assunto irei conseguir neutralizar estas influências negativas e viverei feliz com minha família

    ResponderExcluir
  8. Sempre é tempo de mudar! Não deixem a felicidade de vocês à mercê de outra pessoa! O momento para ser feliz é agora! Desvinculem-se das energias negativas transformando-as em energia positiva e se não conseguirem sozinhos, procurem ajuda de um(a) psicólogo(a)!
    Agradeço a todos e todas que acreditam no meu trabalho. Abraço forte a todos vocês e muita luz!
    Evandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC atende onde? Minha história é idêntica à da moça acima. Preciso de ajuda. Obrigada.

      Excluir
    2. Boa tarde Alguém Abençoado.

      Eu atendo na cidade de Três Corações/MG. No início da página encontra-se meu cartão com endereço completo. Estou à disposição.
      Abraços afetuosos.
      Evandra

      Excluir
    3. Doutora Evandra olá tudo bem?
      Preciso perguntar a quanto tempo a senhora trabalha com vampiros e vampiras se a senhora trabalha com eles?

      Excluir
    4. Doutora é errado eu querer me transformar em vampira?

      Excluir
    5. Doutora esse é o meu número de WhatsApp (11)967282444 por favor entre em contato comigo preciso conversar sobre alguns assuntos por favor entre em contato comigo eu agradeço se puder entrar em contato o mais rápido possível

      Excluir
    6. Por favor quem for vampiro ou vampira entre em contato comigo por esse número (11) 967282444 esse é o meu whats mais por favor entre em contato comigo se vc for vampira para me ajudar nesse assunto

      Excluir
  9. Li essa materia hj, é exatamente oq passo com meu noivo e o pior ele é alcoolatra , nao durmo me alimento mal, trabalho 9 horas por dia e faço td serviço da casa qdo chego, qdo quero me deitar ele diz que sou fresca e vagabunda isso porque ja passa das 23hs e acordo as 6hs, ah dias em q vou dormir 4 da manha com ele bebendo, tento sair desta relaçao mas me sinto doente, tenho tristeza por ele pois é sozinho sem amigos e a familia tbm ja se afastou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor não aprisiona, liberta. Não coloque a sua felicidade no outro. A sua felicidade depende somente de você. Procure ajudar sempre, mas lembre-se que as mudanças só acontecem quando NÓS queremos mudar! Busque a felicidade e realmente seja feliz! Ainda dá tempo. Se for difícil demais, procure ajuda profissional, não tome decisões precipitadas. Reflita sobre os dois lados da situação e só depois tome a sua decisão. Seja feliz hoje e sempre!

      Excluir
  10. E quando isso ocorre com um filho, no caso uma filha que me suga de todas as maneiras, me fazendo sentir culpada de todos os erros por ela cometido. Estou esgotada e sem energia, ela voltou a morar comigo e disse que tenho obrigações com ela, mesmo tendo 22 anos, faz chantagem dizendo que está doente e que se eu n ajuda-la va ime atormentar. Hoje ela disse que se ela n for feliz, ninguém mais vai ser. Não quer procurar ajuda psicológica...Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia pessoa anônima...
      Interessante a forma como você relata essa vivência, pois mostra que mesmo reconhecendo que o erro não é seu você o assume. Talvez quem esteja precisando de uma ajuda neste momento seja você, pois as pessoas mudam somente quando querem mudar, e sua filha não está querendo mudar neste momento. Busque um profissional de sua confiança para que você possa compreender o que está acontecendo com VOCÊ, pois muitas coisas chegaram a esse ponto de sofrimento porque você permitiu. Você precisa APRENDER o real significado da felicidade e se DESAPEGAR de coisas que não lhe são necessárias na vida, como exemplo o sofrimento sem necessidade.
      Confie em você e busque a sua mudança. Se sua filha não quer ser feliz, o problema é dela. Seja feliz por VOCÊ!
      Abraços

      Excluir
  11. Seria possível uma pessoa ser mais de um tipo de vampiro? No caso 4 tipos: adulador, reclamador, inquiridor e lamentoso? Conheço uma pessoa que é muito puxa-saco e prestativa, que não deixa escolha a não ser sermos grata a ela, isso deixa aquele ar de eterna dívida com ela, isso ao mesmo tempo em que reclama da vida desde quando era bebê, diz que quase foi abortada, e depois que nasceu presenciou só brigas na família, e que todos os familiares a odeiam, inclusive todos os parceiros que ela teve até agora, fica repetindo a história de sua via sem cansar, chorando e dizendo que vai se suicidar (mesmo sabendo que vai deixar um filho pequeno sozinho), fica fazendo um monte de perguntas, sobre porque sua vida é uma desgraça completa, e antes que a gente possa responder ela já pergunta porque sua irmã é tão mais feliz que ela e porque a mãe a odeia tanto. Se tentamos ajudar dizendo que vamos falar com sua mãe ela fica desesperada e pede para que nunca façamos isso, e qualquer resposta que tentamos dar as suas perguntas conclui que estamos contra ela. Ela não revela seu endereço, e diz que é uma pessoa extremamente honesta e sem más intenções, porém, vem em minha casa usando roupas curtíssimas e decotadas, sem se importar com minha família. Minha mãe é a mais vulnerável, chega a ficar com enxaquecas depois de conversar com ela. Como faço pra me livrar dessa vampira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite pessoa anônima.

      Infelizmente sim, é possível que uma só pessoa possua características de mais de um tipo de vampiro. Em relação a pessoa supracitada chamo a isso de VITIMIZAÇÃO, ou seja, a pessoa se coloca no papel de vítima, culpando a todos ao seu redor, menos a ela. Neste caso a pessoa se coloca como sofredora e consequentemente todos devem ajudá-la. Essa pessoa precisa de uma ajuda profissional, visto que sozinha está sendo incapaz de encarar a realidade que a cerca. Você precisa encarar a realidade e aceitar que o fato de ajudá-la constantemente está fazendo com esta pessoa não saia da sua zona de conforto. Em outras palavras: quanto mais você ajudar mais ela vai internalizar que todos que estão à sua volta estão para servi-la e com isso dificilmente será capaz de encarar a vida de uma forma madura.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta! Ultimamente estou ignorando mais essa pessoa, mas continuo sem entendê-la (e de agora em diante nem quero mais entender), como eu já disse, ela quer usar roupas indecentes perto de minha família e de homens casados e acha ruim quando suas esposas reclamam, e chega a chorar dizendo que todos só pensam mal dela. Mas enfim, estou concluindo que esta pessoa tem algum transtorno psicológico grave, ou é pura sem vergonhice.
      Abraço

      Excluir
  12. Sou casada a 27 anos e só agora descubro que sou casada com um vampiro. Sinto minha energia indo embora, ele sabe fazer isso muito bem, suga-nos até perdemos a força. Digo nós porque tenho dois filhos e eles também sentem assim, sugados. Meu esposo é extremamente exigente, nada está bom para ele, somos culpados por tudo, só ele sabe tudo.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei neste relacionamento durante 16 anos. Meu ex-marido é uma pessoa com todas as características descritas acima. Ele sugou minhas energias de todas as formas. Lendo este artigo fico realmente admirada de ter conseguido enxergar e sair desta situação sozinha, simplesmente por achar que havia algo errado. Sofri muito, mas minha mente foi se abrindo. Era como num sonho, onde eu acordava (enxergava) e dormia de novo, até que os momentos de lucidez foram ficando mais fortes. Até que um dia numa briga muito violenta eu resolvi me separar. Demorei ainda vários anos para sair de casa. Me sentia presa, completamente dependente dele (não financeiramente, mas emocionalmente). Fui me desligando aos poucos, porém sempre com o sentimento de culpa, por achar que eu estava fazendo algo errado. Sentia que eu o estava abandonando, e isto me deixava muito mal. Ele se fez de vitima o quanto pode e me culpa até hoje, como se eu fosse um monstro por te-lo deixado. Só que hoje tenho consciência de que fiz a coisa certa. Muitas pessoas do nosso convívio não entenderam como que eu deixei aquele homem tão doce e maravilhoso. Mal eles sabem no que ele se transformava e como me tratava quando estávamos à sós. Só eu sei por tudo o que passei, o que aguentei, o que suportei, a que ponto de humilhação eu cheguei. Ele me desmoralizava na frete de qualquer pessoa, me comparava ao pior ser humano que conhecia, me desvalorizava de tal forma, que eu mesma chegava a duvidar que eu não fosse uma pessoa tão ruim. Levei anos para entender que era um "jogo" dele e como funcionava. O ciúmes exagerado que me levava à loucura, e que ao mesmo tempo "alisava" o meu ego. Ora ele me elogiava na frente dos outros, ora ele acabava comigo. Me deixava totalmente sem moral. Me afastei dele com grande prejuízo material, pois por fim para me livrar tive que abrir mão de muitas coisas. Perdi bens para ganhar paz. Depois de ter trabalhado como uma louca durante 16 anos deixei tudo para trás. Mas não me arrependo, pois se fosse lutar judicialmente para obter o meu direito eu teria que enfrenta-lo. E enfrentar a sua ira é uma coisa que eu não quero nunca mais. Como podem ver ainda estou traumatizada e pelo jeito vou demorar um pouco para me recuperar. Preciso de terapia, mas tenho medo de fazer qualquer coisa que envolva outro ser humano, acreditem. Estou lutando e um dia espero voltar a ser uma pessoa normal. Boa sorte a todos os que estão nesta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore que Deus e N.Sra mãe irá cura-la, parabéns pela coragem. Eu tenho pensado se vale a pena...em algumas situações me identifico cobtigo (ouço. Nossa seu marido é maravilhoso, cuide bem dele...mas só quem vive junto sabe o que é), quando está bom é realmente maravilhoso, amigo, mas "do nada" se transforma e e muto difícil...

      Excluir
  14. Oi, gostaria muito de conversar com alguém que tenha sido vítima de um narcisista, Preciso de ajuda, porque é como se a minha vida tivesse sido drenada e eu fiquei sem alma. Poderia enviar um contato se quiser conversar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite pessoa anônima. Meus contatos estão na própria página do blogue. Você encontra aqui meu telefone e e-mail.
      Abraços
      Evandra

      Excluir
  15. Minha mãe é a vampira. Triste demais chegar a essa conclusão. Mas sabe quando se tem absoluta certeza? Pois então... Eu tenho essa certeza!! Só não me suicidei por teimoso. Mas já tomei n remédios e até passei por internação, devido a tamanha instabilidade que me foi gerada. Agora preciso urgentemente me afastar dela, senão vai acabar me matando literalmente!! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Julio Proença,

      Aconselho que você procure ajuda profissional para que venha entender as suas nuances emocionais e das pessoas com as quais você mantém relacionamento, incluindo sua mãe, para que elas não venham a desequilibrar o seu bem estar emocional.
      Vale a pena. Não seja uma vítima. Dê a si mesmo a chance de ser feliz!
      Abraços.

      Excluir
    2. Júlio, eu vivi muitos anos numa relação assim com minha mãe, com muita tristeza e relutância decidi cortar relações com ela. Não tenho contato com ela já 12 anos. Hoje sou mais equilibrada emocionalmente e mais feliz.

      Excluir
  16. olá,pisicologa Evandra-Lidia;
    olha tenho uma colega que a conhecir há pelo menos uns cinco anos, numa certa feita a notei que ela estava com falsidade contra" me, por conta disso eu, não,mais me comuniquei c/ ela e ela manteve a mesma postura sobre a relação, e o pior de tudo é que nós moramos no mesmo predio, porta com, porta sabe, e sempre nos vemos,mais na mesma situação e percebir que ela estava, c/ odío e raiva de mim pq....deixei de falar......c/ ela, e depois fiquei sabendo que ela estava depressiva, e eu atribuir isso que houve c/ ela como se, fosse por minha causa, já que estavamos sem, nos falarmos, eu, fiquei me perguntando nós nem eramos tão intímas assim, então não poderia ser, por minha causa a não ser que ela já tivesse raiva e inveja e c/ e contudo, o que houve ela se amargurou ainda,mais minha pergunta a vc, é tenho alguma culpa pelo estado emocional dela? uma vez que não fiz nada só deixei da falar, desde já agradeço a sua resposta.. abraço

    ResponderExcluir
  17. adorei pois tenho vários sangue-sugas na família

    ResponderExcluir
  18. Que lixo! ajuda a quem apenas classificar pessoas? Pode ter muita coisa por trás do comportamento das pessoas, além do que quem interage com elas têm muita responsabilidade também. Tem gente que alimenta essas características ruins nos outro só para se sentirem "boazinhas"e "perfeitas". Quem têm segurança de si, consciente do que os outros fazem, não se deixa abalar, têm seus próprios guias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem e você pra julgar o trabalho dos outros se nem seu nome você tem coragem de colocá. Você paga de bonzinho mais deve extremamente o que descreveu.

      Carlorina Bernardo
      Manaus
      carolina44@Hotmail.com

      Excluir
    2. Nossa amigo,
      não acho que a matéria seja lixo não,lixo são as pessoas que pensam que sabe de tudo e no fundo não sabe de nada

      Debora R>S

      Excluir
    3. É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Melhor caminho para o autoconhecimento.você precisa se conhecer melhor se esta matéria fez isto com você,e porque você precisa de ajuda de psicólogo.
      você e um sugador ou esta sendo sugado emocionalmente.

      Gustavo F>C Psicólogo

      Excluir
  19. Nossa amigo (a) quanta amargura em seu coração
    adorei o que eu li e não achei um lixo não.
    talves você se identificou com isso é por isso o motivo desta amargura vai procurá um psicólogo urgente pra se auto ajudar.

    ResponderExcluir
  20. Auto-estima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma, envolvendo crenças, emoções e comportamento. É a capacidade que a pessoa tem de respeitar, confiar e gostar de si.

    A auto-estima é formada na infância, a partir do tratamento recebido, das relações estabelecidas com os pais, uma vez que esses servem de espelho para os filhos, quanto às identificações e sentimento de afeto. É através dessa interação afetiva que os sentimentos positivos ou negativos são desenvolvidos e a auto-imagem é construída.
    vampiros emocionais tem tudo a ver com isso, e abraça de um pouco um tudo.
    pense nisto.antes de expressa sua Opinião

    Clarice M.J
    Varginha

    ResponderExcluir
  21. Fazendo essa leitura, acredito que, como os casos fictícios, os que servem a jugular, se o fazem por um longo período, acabam "vampirizados" e passam a buscar pescoços com os quais possam se alimentar.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um namorado o qual moro junto a três anos. .antes de morar junto não percebia isso .mas agora percebo que ele e um vampiro..ele me deixa mal e até eu me deprimir..fica acompanhando meua passos diárias...dizendo que sou distraída. .que não faco as coisas direito.. Aí digo q vou embora e larga lo ele não me deixa ir..mas vai ao extremo até me tiar do sério
    Me sinto triste e as vezes sem vontade das coisas.. Feliz só qd estou fora de casa..aliás não tenho vontade de estar em casa.
    Estamos felizes e isso está me atrapalhando em todos os setores .. Nada tem dado certo na minha vida

    ResponderExcluir
  23. eu acho que o meu ex namorado era um vampiro emocional, cheguei ao ponto de realmente nao sentir nada, sem vontade, sem desejos... sem chama mesmo, sentia-me em baixo, sempre cansada, foi a pior pessoa que pude lidar, nem sei como consegui e me agarrei a alguém tão reles, levou me todas as energias, as ultimas que restaram em mim foi a raiva contra ele, que é algo enérgico e não tão dominável, foi o que me pôs contra ele...foi a raiva, revolta e confrontação que meteu este vampiro a procurar outra vítima...acabamos à um mês e parece que estou a repôr a minha vitalidade ainda...

    ResponderExcluir
  24. NAO ENTENDI! Quando vc. fala de como combate-las vc. parece estar falando do Aedes Egipti! Se vc. de fato é psicologa, como afirma ser, deveria dar discas de como diagnosticar e como trata-las. Muitas vezes sao pessoas da nossa familia das quais nao podemos no livrar como podemos nos desfazer de um carro velho. Acredito que vc. pode melhorar a sua abordagem! Grato pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Gomes.
      A leitura de Vampiros Emocionais não é uma receita de bolo a ser seguida. É impossível esmiuçar completamente todas as nuances emocionais envolvidas no texto. Caso tenha encontrado semelhanças em algum parente/amigo procure ajuda psicológica. Cada caso é um caso e em nenhum momento foi falado em descartar pessoas como se descarta um carro velho, afinal de contas pessoas não são objetos para serem usadas. Respeito a sua opinião mas se quer aprofundar sobre o assunto realmente só com esse texto como base não será possível. Procure ajuda profissional para maiores esclarecimentos.
      Grata

      Excluir
  25. Olá Dra. Eu casei há 6 meses, mas já namorava há 10 anos, desde que comecei a namorar com meu atual marido, passei por muitas coisas. Primeiro a minha família não queria, mas depois aceitou. Eu sempre lutei com todas as minhas forças por amor mesmo. Fomos criados de formas bem diferentes, enquanto eu sempre quis estudar, ser médica, fazer trabalhos voluntários, aprender outras línguas e evoluir, ele simplesmente queria aproveitar a vida, festas, amigos, não tinha planos para o futuro. Depois que começamos a namorar, as coisas foram mudando,ele ficou mais responsável,mais preocupado com o estudo e com a vida,eu conversava e falava dos meus planos e sonhos e ele falava que não tinha nenhum...Eu comecei a frequentar a casa dele, a família dele me tratava de um jeito que não sei explicar, era tipo criticar e passar a mão na minha cabeça depois. Tudo que eu fazia, cada conquista minha, deixava eles meio nervosos sabe, ficavam criticando. E com o passar do tempo e o envolvimento com ele e a sua família, eu fui perdendo as forças, não fiz a faculdade de queria, fiz fisioterapia e graças a minha mãe que insistiu muito, fui deixando de ter planos, de ter sonhos, e o meu namorado foi se tornando a pessoa que eu era, as irmãs dele me criticavam mas tudo que eu fazia elas fizeram também, era como se cada vez eles tirassem mais de mim. em 2011 fui diagnosticada com depressão profunda, me tratei, meu namorado sempre ao meu lado. Parei a faculdade e resolvi largar tudo. Ele ao contrário, fez muito mais, estudou, se especializou, conseguiu um trabalho legal e eu sempre parando mais. Consegui me curar, terminei minha faculdade, a família dele mostrou as garras de falsidade, mas ele nunca me fez mal e como sempre o amei e ele sempre esteve comigo em tudo, resolvemos casar. Porém, desde que casamos eu tenho me sentido cada vez mais cansada, tudo que tento fazer dá errado, tranquei minha especialização por causa dele, não consigo terminar o curso de inglês, tudo que começo, parece que tem algo me parando e eu desisto. Há 6 meses casamos e desde então me sinto definhando, instável emocionalmente, não consigo ir pra frente nem pra trás, como se tivesse algo em cima de mim, me sugando tudo. Não tenho mais contato com a família dele e sinto que do mesmo modo que abri os olhos com sua família, estou abrindo com ele também. Não identifiquei nele nenhum dos tipos de vampiro, ele é muito atencioso, sempre se importa comigo, gosta de saber como estou, o que faço, se preciso de ajuda, enfim, ele é bem presente, só que sinto que minha energia está indo embora o tempo todo, cada dia acordo pior. Não sei mais o que fazer, me dê uma orientação por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Beni,

      diante da trajetória aqui exposta sobre a sua história de vida fica a pergunta: quando é que você vai fazer as coisas por você sem gerar expectativas nas outras pessoas? Lidar com as nossas limitações às vezes se torna um fardo muito pesado, e muitas vezes precisamos de ajuda profissional para isso. Sugiro que você busque a ajuda de um psicólogo(a) para entender os altos e baixos da sua autoestima e o motivo da dependência emocional da opinião de outras pessoas para a sua autorrealização. Você merece ser feliz e essa felicidade depende única e exclusivamente de você.
      Abraços

      Excluir
  26. Parabéns, Evandra! justamente o que eu precisava pra me livrar desses vampiros...
    consegui identifica los, pois nem sabia que eu estava sendo "sugado"....
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. OI Evandra, muito bom o seu texto, incrível como tentamos justificar e legitimar a ação desses sugadores de energia, o que só reforça a ação deles, mas não é impossível conseguirmos nos desvencilharmos nossos pescoços da ação vampiresca deles, é muito libertador. Obrigada pelo texto esclarecedor.

    ResponderExcluir
  30. Texto interessante. Venho enfatizar que devemos, em primeiro lugar, olhar pra nós mesmos. Digo, conhecer a si. Assim, teremos condições de conhecer que tipo de vampirismo praticamos e então combatê-lo. Vencendo nossas misérias, seremos capazes de ajudar para a cura de outros vampiros sem deixar de praticar a verdadeira caridade. Não é fugindo do doente que vamos evitar a doença. É adquirindo imunidade que conseguiremos ajudar para a cura do doente sem contrairmos a doença.

    ResponderExcluir
  31. Obrigado. Só quero evoluir e quem mais eu amo não me deixa. Me consome e ainda fala coisas que nos faz sentir ser uma pessoa ruim é que tudo é nossa culpa. Eu tenho apenas 29 anos e me sinto com 70... Ela só cresceu e eu apenas a cedi energias para isso. Tudo da errado... Mas o mais difícil é deixar e seguir. Ainda mais quando amamos.

    ResponderExcluir
  32. Olá doutora eu mim chamo alguém e estou precisando muito da sua ajuda se puder mim ajudar vou ficar agradecida meu problema é meio complicado espero que possa mim ajudar esse é meu email izabellydovalevv@gmail.com ..... até breve ótima tarde bjos de uma mente suicida...V"""V...

    ResponderExcluir
  33. Parabéns! Consegui entender muito bem tudo que passamos no nosso dia a dia!Que Deus esteja sempre te guiando para ajudar aos mais necessitados!

    ResponderExcluir
  34. É complicado lidar com pessoas que sugam a nossa energia. Minha mãe tem um comportamento parecido, ela é uma mãe tóxica, narcisista e manipuladora. Claro, eu convivi com esse tipo de comportamento desde criança e sempre me senti culpada por ela nunca estar satisfeita e agradecida comigo, por mais que eu me esforçasse. Ocasionando minha baixa auto estima e dificuldades para lidar com a vida. Resolvi então fazer terapia e descobri que o comportamento da minha mãe é de uma mãe sugadora de energia. Não acredito que exista pais e filhos perfeitos, acredito que existe meios para lidar com os problemas, o que, no caso ocorreu e ocorre de maneira inconsciente da parte dela e sei que o vampiro nao enxerga a si mesmo, por isso resolvi me afastar dela, o que se torna mais difícil quando vivo e moro na casa dela. Tenho 18 anos, sai do emprego que eu estava porque desisti de trabalhar com a minha mãe e agora me sinto mais propícia ao comportamento autoritário dela. Sinto que minha mãe nao quer minha melhora e sim um saco de pancadas pra apanhar sem responder. Eu preciso me distanciar mas me sinto presa pela falta de opção.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom! Era disso que eu precisava para sair dessa angústia e entender o que está acontecendo em minha própria casa. Vou comprar esse livro!!

    ResponderExcluir